Trata-se de um controlador programável de 4 entradas e 4 saídas digitais (relé de contato seco de 10A), compacto e de baixo custo, programável através de microcomputador.
O número de entradas e saídas podem ser expandidas para 36, basta acrescentar periféricos de Expansão. Cada Expansão possuí 8 entradas e 8 saídas digitais (relé de contato seco de 10A).
Acompanha junto ao equipamento o software de programação (programa PG). Este software facilita muito a programação do µDX, pois é baseado em ícones (blocos de funções), ligados por fios (nodos), desenhados em tela gráfica colorida, com utilização do "mouse" para posicionamento, conformando um sistema intuitivo na construção do esquema de aplicação.
O µDX100 Plus permite programação com 256 blocos, 192 nodos e 64 variáveis. A versão atual do software PG Windows suporta tanto o µDX100 Plus como os novos controladores µDX101.
Também faz parte deste software um simulador que permite observar o funcionamento (para eventual correção) do esquema elaborado, antes de instalá-lo no µDX. Este teste pode ser realizado com velocidade normal (real) ou ciclo a ciclo para melhor compreensão.
Ainda, o mesmo software permite o monitoramento, por meio de um computador PC, durante o funcionamento real do sistema controlado. Isso é muito útil, por exemplo, no caso de postas em marcha de plantas e sistemas, a fim de observar "on line" e em tempo real onde estão localizados os elementos causantes de falhas.
O controlador permite conexão a outros 14 controladores, via rede DXNET. A rede local é multi-mestre com topologia tipo barramento, ou seja, todos os dispositivos ligados à rede podem iniciar comunicação e recebem simultaneamente as mensagens.
O controlador µDX100 Plus possui também a informação de Conjunto DXNET. Cada conjunto (até 16 conjuntos) pode ser formado por até 16 controladores µDX Plus, perfazendo 256 endereços DXNET diferentes! Assim, no caso de comunicação via rádio-transmissão ou via rede RS-485 pode-se ligar até 256 controladores a uma estação central.
O programa é gravado no CLP em memória não-volátil (EEPROM). Além disso, possui previsão para pilhas comuns ou recarregáveis para manter a execução do programa durante até 7 dias sem alimentação externa.
O controlador programável µDX Série 100 Plus pode ser utilizado para controle de automatismos, racionalização do consumo de energia elétrica (ligando e desligando luminárias automaticamente, por exemplo), contagem de peças, e ainda telemetria e / ou telecomando, associado ao modem.